Posted on

Saiba se você tem algum distúrbio do sono

Se você está tendo dificuldade para dormir ou noites mal dormidas com frequência isso pode significar a presença de algum distúrbio de sono. Os mais conhecidos são, insônia, ronco, apnéia obstrutiva do sono (AOS), bruxismo e sonambulismo.

 

Abaixo você encontrará a descrição de cada um e se depois de tentar algumas mudanças na postura e a utilização do colchão e travesseiro correto o problema persistir, o recomendado é que você procure um especialista para que sua saúde não seja afetada.

  • INSÔNIA
    Dificuldade para pegar no sono ou despertar frequente durante a noite.
    As causas podem estar relacionadas à ansiedade, depressão, uso de medicamentos em longo prazo, consumo excessivo de bebida alcoólica ou, até mesmo, associada a outros distúrbios do sono.
  • RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS)
    A apnéia é definida como a interrupção da respiração (até pouco mais de 10 segundos), podendo levar à queda de oxigênio no sangue e a despertares ao longo da noite. Dentre os sintomas mais frequentes da apneia estão o ronco alto e a hipersonolência diurna.
  • BRUXISMO
    Ato de ranger ou apertar os dentes durante o período de sono, o que ocasiona desconforto muscular ao morder, dores de cabeça, desgaste e perda do esmalte dos dentes e danos à gengiva.
    As causas podem estar relacionadas à ansiedade e estresse, ou apenas ao alinhamento dos dentes.
  • SONAMBULISMO
    Ato de falar, sentar ou andar enquanto dorme. Esse distúrbio ocorre normalmente na infância, porém pode persistir durante a vida adulta, adote algumas medidas de segurança a fim de evitar acidentes e procure ajuda médica.