Quando se fala de Coronavírus, é necessário reforçarmos a higienização de tudo o que tocamos, como medida preventiva de contaminação da doença. Desde nossas mãos que tocam coisas e pessoas, depois são levadas até a boca, olhos e nariz, locais de transmissão do vírus, aos objetos, roupas que utilizamos, e locais onde permanecemos boa parte do tempo, como é o caso do quarto.
**Os nossos colchões e roupas de cama também precisam desses cuidados!**
Limpeza do colchão e do quarto:
Esse é um dos ambientes preferidos pela maioria das pessoas para estar, por ser um lugar de descanso e de renovação das energias. Por isso, é muito importante fazer a higienização dele corretamente ao menos uma vez por semana, bem como manter o ambiente sempre ventilado e arejado. Uma dica que pode ser sempre seguida, não apenas nesse momento, é colocar travesseiros e colchão em exposição ao sol diariamente.
Como desinfetar o ambiente:
Existem vários produtos que ajudam na eliminação do vírus. Para limpar objetos e superfícies, especialista da Sociedade Brasileira de Infectologia indicam:
- Água Sanitária;
- Desinfetantes em geral;
- Limpadores multiuso com cloro;
- Álcool de limpeza (líquido);
- Detergentes.
Qualquer um desses produtos podem ser utilizados, visto que todos são eficientes para “quebrar” a camada lipídica (espécie de gordura) que envolve o vírus.
Você pode dar preferência para o desinfetante, álcool de limpeza ou água sanitária diluídos para limpeza do chão. E um pano com limpadores multiuso com cloro ou álcool para superfícies, maçanetas e objetos do quarto.
Para desinfetar colchão e tecidos:
Ao menos uma vez na semana você pode aspirar o colchão, tapetes e cortinas. Depois utilize um spray com água, bicarbonato de sódio e vinagre, e borrife nos tecidos, sem deixar encharcar, depois é esperar secar.
Não há necessidade de limpar tudo o tempo todo, mas é necessário redobrar os cuidados com a higiene da sua casa.
**Seguindo essas simples recomendações de higiene, você e sua família estarão mais seguros!**