Posted on

O MEU SONO DA BELEZA

Benefícios de uma boa noite de sono para a pele.

Que o sono mal aproveitado pode trazer diversos prejuízos para a saúde, muita gente já sabe, mas que não dormir no tempo e com a qualidade devida pode ser um vilão para a aparência poucos sabem. Aquela velha frase do sono da beleza é uma grande verdade, quando se tem um sono de qualidade você tem vários benefícios do sono para a pele.

Além dos problemas de saúde, que interferem diretamente no bem-estar e na disposição em encarar o cotidiano, dormir mal também é um vilão para a sua pele. Os hormônios do crescimento (GH), por sintetizados durante o sono, renovam as células mortas do corpo e ajudam a pele no sistema de rejuvenescimento.

O descanso e disposição, uma boa noite de sono podem proporcionar alguns benefícios e melhora na pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição. Outro hormônio produzido à noite é a melatonina, que tem ação anti radical livre, ou seja, previne o envelhecimento.

Dicas para alcançar os benefícios do sono para a pele

Limpe a pele: Dormir sem limpar a pele é uma péssima opção, durante o sono os poros precisam estar desobstruídos, para que ocorra a “faxina metabólica” de forma produtiva. Neste momento você precisa deixar a pele livre para respirar e passar pelo seu processo de desintoxicação diária. É muito importante hidratar a pele para dormir, mas, pelo menos, 2 vezes na semana é ideal dormir com a pele sem nada, para que o processo de limpeza natural da pele ocorra de forma melhor e o sono ocasione benefícios para a pele.

Relaxe: Para que consiga alcançar a fase do sono REM, que é a fase onde se tem um sono mais profundo e que o organismo produz os hormônios da melhor forma, é preciso estar com a cabeça bem relaxada para dormir. É ideal não ficar pensando nos compromissos do dia posterior, isso pode elevar os níveis de ansiedade e prejudicar a sua noite de sono. O ideal é criar uma rotina de banho relaxante, diminuir as luzes, desligar os aparelhos eletrônicos como televisão, computador, tablets e celular, ler um livro, tomar um chá, fazer automassagem, ter refeições mais leves, coisas que estimulem a calma e traz o sono com maior facilidade.

Crie um horário certo para dormir: É importante criar um horário certo para dormir, assim o corpo acostuma com a rotina do sono e proporciona diversos benefícios ao organismo. É ideal que durma por volta das 22h, pois é nessa hora que os hormônios que ajudam a rejuvenescer os tecidos da pele começam a trabalhar e, normalmente, alguns terminam seu ciclo às 2h da madrugada, quando se dorme muito depois das 22h esse ciclo não funciona da maneira correta e os hormônios podem ficar desregulados.

Outros benefícios do sono: Além dos benefícios que o sono traz para a pele, ele também auxilia em outros sistemas do corpo e traz benefícios para o dia a dia proporcionando um maior bem-estar e disposição para o corpo.

**Apenas deitar e dormir não garante que você terá uma pele de qualidade e que haverá a produção de todos os benefícios do sono para a pele, assim é importante ter uma rotina para dormir melhor e alcançar os benefícios com maior precisão.